sexta-feira, 1 de outubro de 2010

OUTUBRO - MÊS DOS SERVIÇOS PROFISSIONAIS

Rotary International instituiu o mês de Outubro como o “Mês dos Serviços Profissionais” e nele fomenta a homenagem dos clubes a profissionais ou a serviços que se tenham distinguido na sua atividade, pelo sucesso obtido dentro das fronteiras de um alto padrão de ética, isto é, que ao seu redor tenham sido verdadeiras sementes de PAZ.
Em 1976, o Conselho Diretor do Rotary International dedicou-se a criar uma definição concisa dos aspectos fundamentais do movimento. Após inúmeras minutas chegou-se à seguinte definição:
“Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.”
Nesta definição, tão concisa quanto possível, é notória a preocupação de dar relevo aos PROFISSIONAIS, às PROFISSÕES, e à AÇÃO PROFISSIONAL.
Na verdade, aquilo que nos distingue de outras associações de serviço é a preocupação de sermos eticamente irrepreensíveis na nossa atividade profissional, que veio a ser reconhecido na famosa PROVA QUÁDRUPLA que procuramos intensamente divulgar e aplicar
.


Durante muitas décadas, Rotary Clubs e rotarianos em todo o mundo têm usado a Prova Quádrupla, como instrumento para desenvolver o respeito e compreensão entre os povos. Como se emprega a Prova é indicado pelo rotariano Herbet Taylor de Chicago que a idealizou.
Sugere ele que, primeiro, se decore o texto e, depois, se adquira o hábito de confrontar pensamentos, palavras e atos com as perguntas formuladas. É um guia para se agir direito. Guardada de memória e aplicada no tratamento com terceiros, contribuirá definitivamente para mais efetivas e amistosas relações.
A experiência de muitos tem mostrado que se deve consultar sistematicamente a Prova Quádrupla para avaliar a retidão de pensamentos, palavras e atos, logrando-se maior felicidade e êxito.
Companheiros, vamos manter durante este mês uma discussão sobre a Prova Quádrupla e a Declaração para Executivos e Profissionais Rotarianos.

E como podemos ser melhores rotarianos usando nossas profissões?
Oportunidades de Atividades de Serviços Profissionais
Rotarianos e Rotary Clubs podem apoiar o Plano Estratégico do RI e enfatizar o compromisso do Rotary com os Serviços Profissionais, realizando os seguintes projetos:
* Promover o compromisso do Rotary com altos padrões éticos.
* Exibir a Prova Quádrupla em local de destaque na comunidade.
* Expor a Prova Quádrupla e/ou a Declaração para Executivos e Profissionais Rotarianos.
* Servir de exemplo fazendo com que suas ações no trabalho, na comunidade e na família demonstrem seu compromisso com valores éticos.
* Patrocinar um concurso de redação no qual os participantes descrevam como podem aplicar a Prova Quádrupla em suas vidas.
* Patrocinar uma iniciativa para crianças com ênfase no desenvolvimento do caráter que integre lições sobre ética e atividades de leitura.
* Realizar um evento RYLA com ênfase em ética.
* Organizar uma discussão ou workshop sobre a promoção de padrões éticos no trabalho e possivelmente convidar líderes empresariais não-rotarianos.
* Reconhecer e promover o valor de todas as ocupações úteis à sociedade
* Fazer das palestras sobre classificação e das visitas aos locais de trabalho dos associados um componente da programação do clube
* Afiliar-se a um Grupo de Companheirismo, ou formar um, relacionado à sua profissão. Os Grupos de Companheirismo são associações internacionais formadas por rotarianos, seus cônjuges e rotaractianos que se unem em razão de um interesse em comum recreativo ou profissional. Saiba mais em www.rotary.org/fellowships (clique na opção Português no canto inferior direito).
* Patrocinar um workshop para que os jovens possam visitar os locais de trabalho dos rotarianos e aprender sobre oportunidades profissionais.
* Apoiar o desenvolvimento profissional
* Incentivar os rotarianos a assumir cargos de líder em empresas e associações profissionais.
* Patrocinar um seminário para donos de microempresas e convidar membros da comunidade para participar.
* Realizar eventos informais para estabelecimento de contatos profissionais, nos quais os associados possam apresentar o Rotary a outros profissionais da comunidade.
* Lançar um programa de aconselhamento profissional com o intuito de preparar adultos para competir no mercado de trabalho.
* Oferecer suas habilidades profissionais
* Servir de mentor a um jovem, compartilhando seus conhecimentos, habilidadese valores para ajudá-lo a obter sucesso em suas atividades acadêmicas e profissionais.
* Cadastrar-se como Voluntário do Rotary


Fonte: Introdução aos Serviços Profissionais (255-PT)

Os recursos abaixo estão disponíveis on-line para ajudar rotarianos a planejar projetos de Serviços Profissionais:
• Introdução aos Serviços Profissionais (255-PT)
• Declaração para Executivos e Profissionais Rotarianos (200-PT)
• Mês dos Serviços Profissionais
• Apresentação em PowerPoint dos Serviços Profissionais
• Comunidades em Ação: Guia para Desenvolvimento de Projetos
• Ferramentas para Identificar as Necessidades da Comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário